A tradicional procissão será retomada às 16h pelas principais ruas do centro da cidade.


Os festejos em comemoração ao dia da padroeira de Feira de Santana, Senhora Sant’Ana, tiveram início nesta terça-feira (26), logo cedo. Com uma alvorada festiva às 5h da manhã, foi possível escutar diversos fogos da área externa da Catedral Metropolitana, para anunciar o grande dia.

A primeira Celebração Eucarística, foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian.
Ao Acorda Cidade, ele destacou a alegria em celebrar mais um ano da padroeira da cidade, assim como os 60 anos da Arquidiocese de Feira de Santana.

“Essa é uma data histórica para a Arquidiocese de Feira de Santana, porque além de celebrar o dia da nossa padroeira, Senhora Sant’Ana, nós celebramos também os 60 anos de vida e missão da Arquidiocese, antigamente, Diocese. São Joaquim e Sant’Ana, foram os pais da mãe de Jesus, portanto hoje também celebramos o Dia dos Avós, no qual aproveito para parabenizar a todos os avós”, informou.
Fazendo parte da programação festiva, às 10h foi realizada a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil.
Durante coletiva de imprensa, o Cardeal enfatizou a primeira visita no município de Feira de Santana, e pontuou a importância em comemorar o dia da padroeira da cidade.
“Hoje é um motivo de muita alegria, primeiro por estar aqui pela primeira vez em Feira de Santana, e em uma ocasião tão especial, que é celebrar os 60 anos da Arquidiocese da nossa querida padroeira Senhora Sant’Ana. Nos reunimos neste momento, um dia de oração para agradecer a Deus, portanto, nossa primeira atitude é de louvor e reconhecimento do amor de Deus na vida desta igreja”, afirmou.

Questionado sobre a grande violência que assola todo o Brasil, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, informou que a Igreja Católica também observa todas as circunstâncias que ocorrem na sociedade, com o objetivo de buscar uma iluminação a vida social.

“A Igreja sempre está atenta ao que se passa no dia a dia da sociedade, sempre procurando iluminar a vida social com a luz da Fé, com a luz do Evangelho, com os valores do Reino de Deus, e qualquer situação de violência ou de injustiça, sempre é motivo de uma atenção especial da Igreja. Estamos insistindo a importância da convivência, aquela convivência pacífica entre as pessoas de forma fraterna, e nós precisamos deste respeito, muito diálogo e muita fraternidade. O Papa Francisco insiste no caminho da fraternidade, como um caminho de paz, de amor e de justiça da solidariedade”, declarou.

O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, destacou a participação do povo católico, que por dois anos, ficaram restritos de estarem presentes nas celebrações.

“Estamos alegres, é um dia de grande júbilo, estamos celebrando os 60 anos da Igreja particular de Feira de Santana, é o nosso Jubileu de Diamante, esta festa com a presença do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, se torna um coroamento deste ano jubilar, a presença numerosa do povo, esta participação significativa, todo este envolvimento da comunidade feirense. Hoje já tivemos a primeira celebração com Dom Itamar, e logo mais a tarde, teremos outra missa, desta vez campal e na sequência, a procissão de Sant’Ana”, afirmou.

Moradora de São Gonçalo dos Campos, a dona de casa, Maria de Lourdes, informou à reportagem do Acorda Cidade que não perde uma celebração de Senhora Sant’Ana, e agradeceu por estar presente em mais um ano com vida e saúde.

“Eu amo a minha padroeira, Ela que já fez muito por mim, e ainda faz. Tenho muita Fé, é muito emocionante estar aqui presente no dia de hoje. Eu que sou de São Gonçalo, faço o possível para não perder este dia”, informou.
Paroquiana da Igreja Senhor do Bonfim, no Alto do Cruzeiro, Elizete Souza Santos, também destacou que este é um dos momentos marcantes do ano, em estar celebrando o dia da padroeira da cidade.
“Esse é um momento de alegria, de agradecimento, por estarmos vivos, passamos por este período de pandemia, e hoje estamos aqui, no dia da nossa querida padroeira, então é motivo apenas de satisfação. Eu faço parte da paróquia Senhor do Bonfim, mas faço questão de estar prestigiando aqui também”, concluiu.





Às 16h, a programação continua com a Missa Campal e Procissão de Senhora Sant’Ana, na sequência da Benção do Santíssimo Sacramento e encerramento dos festejos do ano de 2022.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade