Faltando 10 dias para as eleições, as urnas são lacradas e recebem as mídias com nomes de eleitores e candidatos aos cargos.


“A partir das 7h do dia 1 º já começamos a preparação. E as urnas serão encaminhadas para as seções nos colégios, para que no domingo (2), as pessoas possam exercer o direito do voto. E as urnas já vão sair para os municípios acompanhadas do suporte militar,” destacou.
As urnas que serão usadas nas eleições deste ano, conforme o Coordenador Geral, serão as mesmas de 2015, e já estão com o suporte técnico todo preparado.

Cuidados na hora da votação
“O cidadão pode ir com o celular até a seção de votação, mas o cidadão não pode se dirigir com o celular até a cabine de votação, você deixará o celular ao lado, em um mesa, e poderá votar essa exigência é para que o eleitor não fotografe o voto,” informou o juiz.
Na cabine de votação não é permitido tirar selfie, conforme a Lei Eleitoral (Lei 9.504/97) com a finalidade de preservar o sigilo do voto e impedir a troca do voto por vantagem financeira, entre outros esquemas ilícitos. A pena prevista é de até dois anos de detenção.
No dia das eleições, segundo destacou o juiz Régio Tiba, é admita somente a propaganda individual e silenciosa.
“No dia das eleições é admitido o uso de adesivo na camiseta ou no carro, mas não é permitido o uso, por exemplo, de qualquer tipo de som relacionado à propaganda de algum candidato. A justiça eleitoral está apta e pronta para fiscalizar com o apoio da Polícia Militar,” esclareceu.
Conforme o juiz régio a expectativa para as eleições são boas, haja vista o ótimo trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
“O nosso TRE é semi ouro, considerado o melhor Tribunal Eleitoral do Brasil, tudo foi feito com bastante antecedência, os servidores são bastantes capacitados. O pessoal contratado pelo TRE também são competentes e se depender de nós tudo ocorrerá na absoluta tranquilidade,” contou.
No domingo (2) o eleitor poderá levar a relação dos cinco candidatos que irá votar, para não ter dificuldade na hora do voto.
“No dia da votação, a sequência dos candidatos para votar será primeiro para deputado federal, depois para deputado estadual, senador, governador e presidente,” disse o coordenador Rubens Lima.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
0 Comentários
Deixe o seu comentário: