Cientistas acreditam que possa ser um satélite desativado ou um corpo de algum foguete

As capturas ainda vão ser analisadas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) 

Um objeto luminoso e misterioso foi registrado no céu do Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira, 21. A bola de fogo desconhecida foi flagrada pelo Observatório do campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha.


As capturas ainda vão ser analisadas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Os profissionais vão tentar identificar o objeto.

+ Leia mais notícias do Brasil no Portal Regional Notícias

De acordo com os cientistas do observatório, há uma possibilidade de que seja algum satélite desativado ou corpo de foguete.

Não é a primeira vez que um objeto luminoso e misterioso aparece no céu da Região Sul

Em agosto de 2023, a Bramon identificou uma bola de fogo que cruzou o céu dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O objeto visto foi o foguete Soyuz 2.1-A, cujo estágio superior — parte de um foguete que se separa depois de uma determinada altura — se chocou com a atmosfera. Quando isso acontece, uma bola de fogo é formada no céu.

O Soyuz 2.1-A foi lançado no Cazaquistão. O destino foi a estação espacial na missão Progress MS-24. O estágio do foguete pesava cerca de 2,3 toneladas e media mais de 6 metros de comprimento.

Ainda de acordo com a Bramon, as entradas desses objetos na atmosfera estão se tornando cada vez mais comuns. Isso se deve a quantidade de lançamentos orbitais que estão aumentando nos últimos anos.

Isso preocupa os pesquisadores do órgão, pois passa a haver risco de restos mais resistentes chegarem ao solo.

Portal Regional Notícias, com informações da Revista Oeste.