Em transmissão ao vivo organizada pelo jornalista Alan dos Santos, do Terça-Livre, o empresário disse que os documentos liberados nos Twitter Files Brasil são ‘iluminadores’

Musk afirmou que sua empresa está tentando colocar os funcionários do Brasil em segurança antes de tomar qualquer atitude, pois eles teriam sofrido 'ameaça de prisão' 

O empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, Tesla e SpaceX, participou na noite desta quarta-feira, 10, de uma transmissão ao vivo organizada pelo jornalista do Terça-Livre Alan dos Santos, exilado político nos Estados Unidos. O multibilionário afirmou que “o povo do Brasil precisa saber que existe abuso do Poder Judiciário em um grau extremo”.

Sobre a interferência da Corte nas plataformas digitais, divulgada pelo jornalista Michael Shellenberg através de dados dos Arquivos do Twitter/X Brasil, Musk destacou nunca ter testemunhado algo semelhante.

“[Os abusos de Poder do Judiciário] Em um grau extremo que não vimos em nenhum país da Terra”, afirmou. “Nunca vi nada dessa magnitude. Então, é uma loucura.”

+ Leia mais notícias do Brasil em Portal Regional Noticias 

O multibilionário lembrou que o “Judiciário existe para executar a lei, mas não para fazer a lei”, e destacou que é isso que vem ocorrendo no Brasil: “Eles estão fazendo a lei”.

Musk considerou esse fato um “ultraje”, levantando a ideia de que as pessoas deveriam estar “extremamente chateadas”.

“Os representante eleitos pelo povo do Brasil é que deveriam estar no comando”, apontou Musk aos que acompanhavam ao vivo a transmissão.


Leia também: “Câmara dos Representantes dos EUA aciona Twitter/X para entender ‘ações que violavam a lei brasileira’, diz Musk
Ameaças ao Twitter/X no Brasil

O empresário também mencionou as ameaças à sua empresa e a seus funcionários no Brasil.

“Isso tem que parar”, disse, “Eles [STF] ameaçaram cortar o Twitter/X inteiramente do Brasil. Também ameaçaram prender nossos funcionários e determinaram uma multa de U$ 20 mil por dia (aproximadamente a R$ 116 mil). Não sei se essas ameaças vão se concretizar ou não. Mas, pelo que aconteceu a outros, acho que as ameaças são reais.”

Em um resumo sobre sua percepção do que está ocorrendo no Brasil no que tange à liberdade de expressão e à democracia, Musk foi taxativo: “É totalmente impróprio. É a lei violando a lei, isso é uma loucura”.

O jornalista Alan dos Santos anunciou em seu perfil no Twitter/X que o empresário Elon Musk fará mais declarações no Boletim da Noite do Terça-livre nesta quinta-feira, 11 |

A transmissão organizada por Alan dos Santos contou com a participação dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Luiz Philippe de Orleáns e Bragança (PL-SP), do senador Eduardo Girão (Novo-CE), daa comentarista política do Oeste Sem Filtro Ana Paula Henkel, entre outros oradores.

Portal Regional Notícias, com informações Revista Oeste