Em 425 dos 497 municípios do Estado, cerca de 1,4 milhão de gaúchos foram afetados pelas chuvas

Vista geral mostra área afetada pelas enchentes em Canoas, no Rio Grande do Sul - 4/5/2024

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, publicado na manhã desta quinta-feira, 9, o número de mortos pelas enchentes no Estado aumentou para 107. Também há 136 pessoas desaparecidas, e estima-se que 1,4 milhão de cidadãos gaúchos foram afetados em 425 dos 497 municípios.

+Leia mais informações sobre Brasil no site do Portal Regional Notícias

No total, 232.125 pessoas tiveram de sair de suas casas, e 67.542 destas estão em abrigos. Confira, abaixo, os números da Defesa Civil:
  • Municípios afetados: 425
  • Pessoas em abrigos: 67.542
  • Desalojados: 164.583
  • Afetados: 1.476.170
  • Feridos: 374
  • Desaparecidos: 136
  • Óbitos confirmados: 107
  • Óbitos em investigação: 1
O Instituto Nacional de Metereologia informou que na sexta-feira, 10, o RS voltará a ser atingido por fortes chuvas. A previsão indica que entre os dias 10, 11 e 12 de maio, a chuva com maior intensidade será entre o centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina. Neste período, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros.

Uruguai reitera oferta de ajuda ao RS

Helicóptero do Uruguai está de prontidão em Santa Maria (RS) | Foto: Divulgação/Fuerza Aérea Uruguaya

O governo do Uruguai reafirmou na quarta-feira, 8, sua disposição em auxiliar o Rio Grande do Sul em operações de busca e salvamento. O anúncio foi feito durante uma reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.

A oferta do país vizinho inclui uma aeronave C-130, duas lanchas e dois sistemas de drones com equipe. Um helicóptero Bell 212 da Força Aérea Uruguaia está parado em Santa Maria (RS) com oito profissionais de prontidão desde o último domingo, 5.

O Embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, destacou o apoio maciço do povo uruguaio desde o início da tragédia. Valles se reuniu com os deputados federais Lucas Redecker (PSDB-RS) e Marcel van Hattem (Novo-RS) para reiterar a disponibilidade dos equipamentos. A proposta de ajuda, que já foi recusada pelo governo brasileiro, está sujeita à aprovação mais uma vez.

Portal Regional Notícias, com informações do site Revista Oeste