O governo federal avalia a possibilidade de comprar uma aeronave usada ou encomendar uma nova, ambas da fabricante Airbus

Lula pediu urgência na aquisição depois de o avião atual apresentar problemas técnicos durante uma viagem ao México, no início de outubro | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro avalia a compra de um novo avião presidencial para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aquisição é estimada em US$ 250 milhões, cerca de R$ 1,4 bilhão. Duas opções da Airbus estão sob consideração: uma aeronave usada de 2016 e outra nova, sob encomenda.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


Lula pediu urgência na aquisição depois de o avião atual apresentar problemas técnicos durante uma viagem ao México, no início de outubro.

Na ocasião, a aeronave precisou retornar à Cidade do México logo depois da decolagem, mas a Força Aérea Brasileira informou que o problema foi resolvido “com sucesso”. 
Apesar da urgência, a decisão enfrenta discussões sobre cortes de gastos, o que pode adiar a compra. Inicialmente, a entrega de um novo avião levaria cerca de dois anos, mas as propostas atuais podem acelerar o processo para até um ano e meio.

Lula deseja uma aeronave com maior autonomia para evitar escalas técnicas em viagens à Europa e aos Estados Unidos.

Desde o início do terceiro mandato, ele expressou a vontade de trocar de avião, alegando desconforto em voos internacionais longos com paradas para reabastecimento.

Airbus adquirido no governo Bolsonaro foi desprezado

O Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira; aeronave foi adquirida pelo governo Bolsonaro em 2022 | Foto: Divulgação/FAB

Inicialmente, considerou-se adaptar um Airbus A330-200 comprado em 2022 pela gestão anterior, mas o suposto custo elevado do sistema de internet teria inviabilizado a proposta.

Em uma reunião, realizada em 29 de outubro, o Ministério da Defesa discutiu opções com a Airbus em Brasília. Na época, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, afirmou que é “uma irresponsabilidade colocar o presidente da República em um avião com ‘tantos problemas'”.

Governo quer que novo avião de Lula tenha capacidade para acomodar membros do Congresso

Além de segurança e autonomia, o governo considera um avião que acomode mais passageiros, como deputados e senadores, para estreitar laços com o Congresso. Atualmente, o avião presidencial possui cabine com cama e banheiro privativo, além de área de reuniões, mas há planos para expandir essas capacidades.

+Leia mais informações sobre Brasil no site do Portal Regional Notícias

Lula já realizou 23 viagens internacionais no atual mandato. Membros do governo argumentam que um avião maior “facilitaria o diálogo político e economizaria tempo, reduzindo escalas”.

O incidente no México envolveu a comunicação de um problema usando o código “pan-pan”, que requer ajuda em solo, mas sem risco iminente.

Portal Regional Notícias, com informações do site Revista Oeste.