Presidente assinou os pedidos de quatro integrantes do governo

O presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, com todos os ministros empossados no dia 1º de janeiro de 2023 | Foto: Ricardo Stuckert

Nesta sexta-feira, 17, o presidente Lula assinou os pedidos de férias dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Juscelino Filho (Comunicações), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Anielle Franco (Igualdade Racial).

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


De acordo com a medida, Macêdo ficará fora entre 21 e 25 de janeiro. Filho descansará entre 21 e 30 do mesmo mês. Messias vai entrar de recesso no dia 21 e voltará em 31 de janeiro, enquanto Anielle estará ausente entre 21 e 24 de janeiro.

Lula deve trocar ministros

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula, durante Cerimônia de assinatura dos contratos de concessão decorrentes do 1º Leilão de Transmissão de 2023, no Palácio do Planalto – 27/09/2023 | Foto: Matheus Alves/Revista Oeste

Desde o ano passado, o presidente estuda fazer uma reforma ministerial na Esplanada, neste ano, a fim de melhorar a governabilidade no Parlamento. Por isso, o petista avalia convidar membros do centrão para o primeiro escalão do Poder Executivo.


Espera-se que as principais mudanças ocorram depois da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, no início de fevereiro.

A princípio, os cargos que estão em aberto são os ministérios das Mulheres e da Saúde e as secretarias da Presidência e das Relações Institucionais.

+Leia mais informações sobre Brasil no site do Portal Regional Notícias

Há, ainda, a possibilidade de José Mucio deixar a Defesa nos próximos três meses. Mucio, que aceitou o cargo prometendo ficar, pelo menos, dois anos nele, já apresentou uma lista de sucessores a Lula. Dois nomes podem substituí-lo: o vice-presidente Geraldo Alckmin e o senador Jaques Wagner (PT-BA). Lula, contudo, vem tentando manter Mucio no cargo, inclusive, dialogando com os comandantes, visto que Mucio é um nome palatável para as Forças Armadas. Coube a ele, por exemplo, “despolitizar” a caserna, desde o começo do governo Lula.

Portal Regional Notícia, com informações da Revista Oeste.