
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue a repassar o dinheiro dos pagadores de impostos para veículos de comunicação | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com a estratégia de gastar o dinheiro dos pagadores de impostos em ações de propaganda. Desde o início do ano, a gestão petista já pagou R$ 23,3 milhões para exibição de campanhas publicitárias.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com a estratégia de gastar o dinheiro dos pagadores de impostos em ações de propaganda. Desde o início do ano, a gestão petista já pagou R$ 23,3 milhões para exibição de campanhas publicitárias.
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O gasto se dá entre seis tipos de mídia: internet, jornal, mídia exterior, mídia exterior digital, revista e televisão. Até o momento, não há informações sobre campanhas de publicidade em cinema e revista. Os dados foram compilados por Oeste às 12h01 deste domingo, 20, a partir de plataforma on-line da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Entre as mídias, televisão lidera com sobras os gastos do governo Lula com publicidade em 2025. Desde 1º de janeiro, foram repassados R$ 14,6 milhões para emissoras de TV espalhadas pelo país.
O gasto se dá entre seis tipos de mídia: internet, jornal, mídia exterior, mídia exterior digital, revista e televisão. Até o momento, não há informações sobre campanhas de publicidade em cinema e revista. Os dados foram compilados por Oeste às 12h01 deste domingo, 20, a partir de plataforma on-line da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Entre as mídias, televisão lidera com sobras os gastos do governo Lula com publicidade em 2025. Desde 1º de janeiro, foram repassados R$ 14,6 milhões para emissoras de TV espalhadas pelo país.
Internet ocupa a segunda colocação na parcial do ano. Sites e portais já receberam R$ 7,3 milhões da Secom para a veiculação de ações publicitárias de ministérios e demais órgãos vinculados ao governo federal.
Rádio é outro tipo de mídia que já recebeu valores na casa do milhão de reais de publicidade do governo Lula em 2025. O valor está em R$ 1,09 milhão.
Mídia exterior digital, mídia exterior e jornal completam a lista dos gastos parciais geridos pela Secom no decorrer deste ano. Esses tipos de mídia receberam R$ 231 mil, R$ 108 mil e R$ 6,9 mil, respectivamente.
No ano, Grupo Globo já recebeu quase R$ 10 milhões do governo Lula

O então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece sorridente ao conceder entrevista ao Jornal Nacional — Rio de Janeiro, agosto de 2022 | Foto: Reprodução/X/@LulaOficial
As informações da Secom também evidenciam que quase R$ 10 milhões arrecadados dos pagadores de impostos foram transferidos para o Grupo Globo desde janeiro. Foram desembolsados, até agora, mais de R$ 9,6 milhões em publicidade em veículos geridos pela família Marinho ou por seus afiliados.
Na divisão do dinheiro repassado para o Grupo Globo em 2025, televisão aparece na primeira colocação, com R$ 8,7 milhões. Sites e portais de internet do conglomerado já ganharam R$ 843,6 mil via campanhas publicitárias do governo federal. Além disso, a emissora de rádio BH FM, de Belo Horizonte, recebeu R$ 5,1 mil.
As informações da Secom também evidenciam que quase R$ 10 milhões arrecadados dos pagadores de impostos foram transferidos para o Grupo Globo desde janeiro. Foram desembolsados, até agora, mais de R$ 9,6 milhões em publicidade em veículos geridos pela família Marinho ou por seus afiliados.
Na divisão do dinheiro repassado para o Grupo Globo em 2025, televisão aparece na primeira colocação, com R$ 8,7 milhões. Sites e portais de internet do conglomerado já ganharam R$ 843,6 mil via campanhas publicitárias do governo federal. Além disso, a emissora de rádio BH FM, de Belo Horizonte, recebeu R$ 5,1 mil.
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O montante mostra que apesar da troca no comando da Secom, com saída de Paulo Pimenta e chegada de Sidônio Palmeira em janeiro, a parceria financeira do governo Lula com o Grupo Globo segue ativa — e envolvendo milhões de reais recebidos dos pagadores de impostos do país. Somente nos dois primeiros anos da atual gestão federal, o conglomerado da família Marinho recebeu mais de R$ 300 milhões.
O montante mostra que apesar da troca no comando da Secom, com saída de Paulo Pimenta e chegada de Sidônio Palmeira em janeiro, a parceria financeira do governo Lula com o Grupo Globo segue ativa — e envolvendo milhões de reais recebidos dos pagadores de impostos do país. Somente nos dois primeiros anos da atual gestão federal, o conglomerado da família Marinho recebeu mais de R$ 300 milhões.
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