Serviços especializados vão fortalecer o cuidado e acolhimento no CER-TEA

Foto: Jorge Magalhães

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo [2 de abril], esta quarta-feira, foi comemorado em Feira de Santana com a implantação de serviços de saúde especializados para atender crianças e adolescentes acompanhados pelo CER-TEA (Centro de Referência Municipal para Tratamento do Espectro Autista).

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


Os novos serviços foram entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio.

A partir de agora, as 70 crianças e adolescentes, na faixa etária de 3 a 12 anos, assistidos pelo CER-TEA também receberão assistência odontológica, com psiquiatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e enfermeiro. Estes profissionais vão se somar à equipe que já prestava atendimentos em psicomotricidade, psicologia, nutrição, psicopedagogia e serviço social.

“Estamos investindo na saúde e bem-estar das nossas crianças e adolescentes autistas, garantindo que recebam um atendimento integral e de Qqualidade atendendo as suas necessidades. Cada um deles merece o nosso cuidado e atenção”, afirmou o chefe do Executivo Municipal recomendando que esse cuidado seja estendido a entidades e grupos que também já prestam esse serviço no município.


O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, enfatizou a importância da ampliação da assistência ofertada às crianças e adolescentes com o Espectro Autista, observando que "são pessoas que precisam de um olhar diferenciado".

"O CER-TEA é um exemplo de como a ação pública pode impactar a vida das pessoas. Estamos muito felizes em poder oferecer uma gama tão diversificada de profissionais, que trabalharão juntos para promover a saúde e o desenvolvimento dessas pessoas. Hoje é um dia de conscientização e também de entrega ", disse o titular da pasta.

Para a secretária de Desenvolvimento Social a expectativa é que, com essas novas ações, o CER-TEA se torne um exemplo de referência para outros centros de atendimento especializados. "O Município dá mais um passo importante e fundamental na rede socioassistencial, possibilitando ampliar a assistência a mais crianças", destacou Gerusa Sampaio.

+Leia mais informações sobre Educação no site do Portal Regional Notícias

Para matricular a criança no CER-TEA é necessário o encaminhamento do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil), onde receberá o diagnóstico do neurologista; ter entre 3 e 12 anos; ser residente do município; estar inscrito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro a qual reside para comprovar vulnerabilidade social.

O equipamento municipal está localizado na rua Itacarambi, no bairro Muchila, ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Portal Regional Notícias, com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana.