Segundo o levantamento Genial/Quaest na Bahia, 48% dos entrevistados afirmam que Jerônimo Rodrigues (PT) não merece um segundo mandato.

(Foto: Amanda Ercília/Governo da Bahia)

A rodada de pesquisas estaduais da Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (22), revela a divisão do eleitorado da Bahia sobre a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo o levantamento, 48% dos entrevistados afirmam que ele não merece o segundo mandato e o mesmo percentual apoia a reeleição ou um sucessor do governador baiano nas eleições de 2026.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


A pesquisa aponta que 59% do eleitorado aprova a gestão de Jerônimo Rodrigues, sendo que a avaliação positiva do petista caiu de 42% para 39%, enquanto a percepção negativa dos entrevistados passou de 21% para 23% no comparativo entre os levantamentos de fevereiro e agosto.

Na corrida eleitoral, Rodrigues aparece na segunda colocação, com 34% das intenções de votos na pesquisa, que é liderada por ACM Neto (União Brasil), que tem 41% da preferência do eleitorado. João Roma (PL) soma 4% das intenções de votos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Avaliação do governo da Bahia por áreas de atuação

A área de infraestrutura e mobilidade é a mais bem avaliada (45%) pelo eleitor baiano em relação à gestão de Jerônimo Rodrigues. Em seguida aparece a educação (41% com boa avaliação) e a habitação (40%).

A pior área avaliada é a segurança pública, no estado considerado um dos mais violentos do país. Segundo a pesquisa, a avaliação negativa da gestão pública na segurança subiu de 39% para 45%.

+Leia mais informações sobre Bahia no site do Portal Regional Notícias

Com o aliado no governo estadual, o presidente Lula conseguiu recuperar a aprovação da maioria do eleitorado na Bahia nos últimos seis meses. A aprovação que era de 47% em fevereiro subiu para 60% em agosto, com queda na desaprovação popular em relação à gestão federal passando de 51% para 39%.Metodologia: a pesquisa Genial/Quaest com eleitores da Bahia foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. Foram feitas presencialmente 1.104 entrevistas. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais.

Portal Regional Notícias, com informações da Gazeta do Povo.