Governador de São Paulo nega intenção de disputar o Planalto em 2026 e confirma que sua meta política é tentar a reeleição no estado.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas | Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Nos últimos dias, ganhou força a especulação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria indicado o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como seu candidato à Presidência da República em 2026, tendo Michelle Bolsonaro como vice. A movimentação chegou a ser repercutida por veículos de comunicação e provocou grande repercussão política.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


No entanto, nesta segunda-feira (29), durante visita a Bolsonaro, Tarcísio foi questionado sobre o assunto e descartou a possibilidade de disputar o Planalto. Segundo o governador, seu foco é a gestão estadual e o projeto político passa pela tentativa de reeleição em São Paulo.

“Sou candidato à reeleição em São Paulo, como eu tenho dito. Isso já está claro”, afirmou Tarcísio, ao reforçar que sua prioridade está voltada para dar continuidade às ações no governo paulista.

A visita a Bolsonaro, de acordo com o próprio governador, teve caráter pessoal e não representou anúncio de candidatura nacional. A avaliação de aliados é de que Tarcísio pretende evitar desgastes antecipados e fortalecer sua base no estado antes de qualquer movimento futuro.


Sobre Michelle Bolsonaro, embora algumas declarações tenham alimentado a hipótese de sua participação direta na eleição presidencial, recentemente ela também sinalizou que não será candidata ao Planalto em 2026. O nome da ex-primeira-dama é especulado para disputar uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal, reforçando o cenário de indefinição quanto à sua atuação no próximo pleito.

+Leia mais informações sobre Eleições 2026 no site do Portal Regional Notícias

Com as declarações de Tarcísio e o recuo de Michelle, as movimentações em torno de uma chapa presidencial liderada pelo governador paulista perdem força. Assim, permanece a dúvida sobre qual será, de fato, a estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados para a sucessão de 2026.

Portal Regional Notícias, com informações de agências nacionais e do repórter Allan Emanuel