Os estudantes tiveram liberdade para escolher em quais atividades participar, competições de robótica, desenvolvimento de softwares e aplicativos, oficinas de impressão 3D ou jogos eletrônicos.

Foto: Ed Santos

Feira de Santana está sediando neste final de semana, a II Feira de Inovação e Robótica (FIR 2025), promovida pelo Centro Universitário Nobre (Unifan). O evento, considerado um dos maiores da região na área tecnológica e educacional, está acontecendo no campus da instituição e reúne estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior, além de professores, empreendedores e entusiastas da tecnologia.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram

Com o tema “Do Local ao Global: Soluções que Cruzam Fronteiras e Conectam o Mundo”, a FIR 2025 se consolidou como um espaço para transformar ideias em ação, aproximando a comunidade acadêmica do setor produtivo em torno da inovação, robótica e ciência aplicada.

Foto: Ed Santos

Segundo José Augusto, professor das Tecnologias e Engenharia da Unifan, o evento oferece oportunidades únicas de aprendizado e interação.

“É a segunda edição da feira, e desde o ano passado vemos um fluxo intenso de inovação, com empresas parceiras e muitas oportunidades de networking para os estudantes. O carro-chefe são as competições de robótica, incluindo modalidades como sumô, seguidor de linha, robôs autônomos e teleoperados, além de jogos eletrônicos e esportes vinculados à tecnologia. Além disso, há oficinas formativas e palestras que fortalecem o aprendizado prático”, destacou.

O professor também explicou o significado do tema deste ano: “Do local ao global representa soluções que cruzam fronteiras e impactam o mundo. As inovações em robótica autônoma e inteligência artificial demonstram como a tecnologia pode se adaptar a diferentes ambientes, reforçando a proposta do evento de expandir horizontes e criar novas perspectivas”, afirmou.

Os estudantes tiveram liberdade para escolher em quais atividades participar, seja em competições de robótica, desenvolvimento de softwares e aplicativos, oficinas de impressão 3D ou jogos eletrônicos.

+Leia mais informações sobre Feira de Santana no site do Portal Regional Notícias

“O principal objetivo é a inovação ligada à educação, permitindo que jovens de diferentes níveis de ensino tenham contato com novas tecnologias e desenvolvam habilidades fundamentais para o futuro”, afirmou José Augusto, que estima mais de 500 participantes nesta edição.

Foto: Ed Santos

O evento também contou com premiações robustas para as competições, incluindo troféus e prêmios em dinheiro, incentivando o investimento prévio dos alunos na construção de robôs e fortalecendo o engajamento nas atividades.

Portal Regional Notícias, com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade