O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, ficando atrás apenas de China, Indonésia e Egito

Em 2024, a produção nacional atingiu 662,2 mil toneladas, representando mais de dois terços da piscicultura | Foto: DBPiquero/Flickr

Deputados da oposição reagiram à decisão do governo Lula de incluir a tilápia na lista de espécies invasoras. Até o momento, os parlamentares apresentaram cerca de 15 requerimentos de informação, convocação e realização de audiência pública envolvendo o tema.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, ficando atrás apenas de China, Indonésia e Egito.

Ao mesmo tempo em que incluiu a tilápia na Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, o governo Lula autorizou a importação de 700 toneladas do peixe, vindas do Vietnã por meio da JBS.

A tilápia, originária da África, é criada no Brasil há mais de duas décadas sob normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e licenciamento ambiental.

Em 2024, a produção nacional atingiu 662,2 mil toneladas, representando mais de dois terços da piscicultura. O Paraná lidera com 36% do total da espécie. No total, o Estado sulista responde por 25% do pescado cultivado no país.

O setor engloba desde pequenas propriedades até frigoríficos, fábricas de ração e exportadores.

Deputados cobram ministros do governo Lula

Os deputados cobram explicações dos ministros da Pesca e Aquicultura, André Carlos Alves de Paula Filho; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Um dos requerimentos apresentado pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR) pede a realização de uma audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Além de Medeiros, a Câmara recebeu requerimentos de Chris Tonietto (PL-RJ), Dr. Frederico (PRD-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Gustavo Gayer (PL-GO), Diego Garcia (Republicanos-PR), Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Evair Vieira de Melo (PP-ES).

+Leia mais informações sobre Brasil no site do Portal Regional Notícias

Os parlamentares enviaram os requerimentos à mesa diretora da Câmara, à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

Portal Regional Notícias, com informações da Revista Oeste.