Operação da PF identifica quadrilha que furtava envelopes de caixas eletrônicos em Feira e outras cidades

Com base em São Paulo, o grupo deslocava-se para para praticar os crimes, utilizando sofisticado modus operandi.

Foto: Marcos Correa/PR

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, dia 13 de janeiro de 2026, a Operação Furvus, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa responsável por uma série de furtos qualificados a terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, também chamados de caixas eletrônicos, ocorridos entre os dias 25 de novembro de 2023 e 03 de dezembro de 2023, nos estados da Bahia e Paraná.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


A investigação revelou que o grupo, com base em São Paulo, deslocava-se para diferentes regiões do país para praticar os crimes, utilizando sofisticado modus operandi e causando prejuízo estimado em R$ 24.702,00, entretanto, as investigações revelam que os envolvidos são criminosos contumazes, com histórico extenso de furtos semelhantes em diversos estados e já foram presos outras vezes por práticas idênticas. Essa habitualidade demonstra que o prejuízo real causado ao longo dos anos é muito superior ao apontado neste caso, evidenciando a gravidade da atuação do grupo.

As apurações indicaram sete ocorrências, sendo quatro furtos consumados e três tentativas, em agências localizadas nos municípios de Curitiba/PR, Vitória da Conquista/BA, Camaçari/BA, Lauro de Freitas/BA, Feira de Santana/BA e Poções/BA.
Os criminosos simulavam depósitos em caixas eletrônicos para induzir a abertura do módulo do ATM e utilizavam dispositivos conhecidos como “jacaré” para subtrair envelopes com dinheiro e cheques.

As medidas deferidas pela Justiça Federal de Vitória da Conquista/BA incluem a prisão preventiva de quatro investigados, a imposição de restrições a outro integrante, a realização de buscas pessoais e domiciliares, além do sequestro e bloqueio de bens e valores até o limite do prejuízo apurado.

+Leia mais informações sobre Polícia no site do Portal Regional Notícias

Todas as diligências estão sendo cumpridas em São Paulo, com apoio da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo (SR/PF/SP), mobilizando equipes especializadas para garantir a efetividade das medidas judiciais.

Os crimes imputados aos investigados são associação criminosa (art. 288 do Código Penal), cuja pena máxima é de 3 anos de reclusão, e furto qualificado (art. 155, §4º, incisos I e IV do Código Penal), que prevê pena de até 8 anos de reclusão, podendo ser aumentada em razão do concurso material e da continuidade delitiva. Somadas, as penas podem ultrapassar 10 anos de prisão, além de outras sanções previstas em lei.

Repórter Allan Emanuel

O Portal Regional Notícias oferece informações confiáveis e verificadas sobre Política, Esportes, Segurança Pública, Entretenimento, Meio Ambiente, Cultura, Feira de Santana, Bahia, Brasil e Mundo, com o compromisso de combater fakenews e informar com responsabilidade. Allan Emanuel é Repórter SEO do Portal Regional Notícias, publicitário, assessor parlamentar, cantor e empresário musical. Com ética e dedicação, ele garante que o portal entregue conteúdo claro, verdadeiro e de qualidade aos leitores.

Deixe o seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade