Carlo Ancelotti e a polêmica com a cerveja

Treinador da Seleção Brasileira participou de anúncio e campanhas ligadas à bebida durante o Carnaval

Carlo Ancelotti chegou em maio à Seleção Brasileira | Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A participação do técnico Carlo Ancelotti, da Seleção Brasileira, em ações publicitárias de uma marca de cerveja durante o Carnaval de 2026, foi criticada por aqueles que consideram a iniciativa um estímulo ao consumo de álcool.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram

Além de protagonizar um comercial, ao lado do ex-jogador Ronaldo Nazário, o treinador participou de eventos em Salvador, São Paulo e no Rio de Janeiro. Em uma das ações, ele apareceu em camarote da marca, com um copo de cerveja na mão, interagindo com convidados e figuras do futebol, como o próprio Ronaldo.



Para o médico e ex-prefeito de São Caetano do Sul, Auricchio Júnior., este tipo de propaganda pode ser um estímulo prejudicial. “É claro que grandes nomes se associam a grandes marcas. Isso faz parte do mercado”, declarou ele nas redes sociais.

“Mas fica a reflexão: até que ponto essa associação faz sentido? Quando a imagem do técnico da nossa Seleção se vincula diretamente a uma marca de cerveja, é só marketing ou existe também uma questão de posicionamento? Eu, particularmente, tenho minhas ressalvas.”

Em maio passado, Ancelotti chegou à Seleção Brasileira com o objetivo de, com seu currículo vitorioso, trabalhar para recuperar a imagem da equipe mais importante do futebol. Aos 65 anos, foi campeão das maiores ligas da Europa e conquistou cinco títulos da Champions League, sendo o treinador que mais venceu a competição.

“Detentor do maior salário do mundo pago a um treinador de seleções, R$ 5 milhões mensais, Carlo Ancelotti, consagrado e milionário, poderia escolher, sem medo de empobrecer, a qual campanha publicitária emprestar sua imagem”, declarou o jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, do blog do Paulinho.

“Lamentavelmente, prestou-se a promover uma marca de cerveja. Não se trata de puritanismo nem de hipocrisia — este jornalista, por exemplo, consome o produto, mas de compreender o peso da influência de uma figura pública sobre seus seguidores. Uma coisa é usar, outra é propagandear.”
A campanha, desenvolvida pela Africa Creative, recolocou Ronaldo também como garoto-progaganda da empresa, função que o ex-jogador tinha no auge de sua carreira, nos anos 1990.

Para o coCCO Nicholas Bergantin, da Africa Creative, os dados estatísticos se juntaram à intuição para a realização da campanha. A empresa esteve presente quando a Seleção conquistou suas duas últimas Copas do Mundo. Segundo Bergantin, os títulos vieram em momentos em que o Brasil não era favorito.

“Ter o que chamamos de herança e lastro fez com que não precisássemos inventar uma história, é só olhar para dentro da marca”, afirma ele ao meio&mensagem. “Sempre abrimos várias possibilidades e a palavra ‘acreditar’ sempre foi muito presente em todos os nossos raciocínios, até que chegamos no ‘Tá Liberado Acreditar‘“.

A questão da adaptação integral à cultura brasileira também prevaleceu. Mas, por este lado, Ancelotti não precisaria vir ao Brasil para gostar da bebida. Ele já treinou o Bayern de Munique, da Alemanha, país tradicionalmente ligado à cerveja.

+Leia mais informações sobre Esportes no site do Portal Regional Notícias

Para os que consideram normal a participação de Ancelotti no comercial, o argumento é de que a própria Organização Mundial da Saúde distingue consumo moderado de abuso, e a publicidade de bebidas alcoólicas é legal e regulamentada no Brasil, como prática comum em patrocínios esportivos. Outras duas marcas de cerveja são patrocinadoras da Copa do Mundo.

Portal Regional Notícias, com informações da Revista Oeste.

Repórter Allan Emanuel

O Portal Regional Notícias oferece informações confiáveis e verificadas sobre Política, Esportes, Segurança Pública, Entretenimento, Meio Ambiente, Cultura, Feira de Santana, Bahia, Brasil e Mundo, com o compromisso de combater fakenews e informar com responsabilidade. Allan Emanuel é Repórter SEO do Portal Regional Notícias, publicitário, assessor parlamentar, cantor e empresário musical. Com ética e dedicação, ele garante que o portal entregue conteúdo claro, verdadeiro e de qualidade aos leitores.

Deixe o seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade