MST reclama de 'invasão' de policiais em terra invadida na Bahia

Ação ocorreu em Piritiba, na região da Chapada Diamantina

Cerca de 18 mil militantes participam da marcha de encerramento do 5º Congresso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - 14/6/2007 | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) afirmou que um acampamento ligado ao movimento foi alvo de uma ação da Polícia Militar (PM) na manhã desta quarta-feira, 4, no município de Piritiba, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


De acordo com o MST, a ação ocorreu no acampamento Rosimeire Araújo, onde vivem cerca de 50 famílias. O texto informa que “duas viaturas adentraram as áreas do acampamento” e que os agentes “invadiram o local sem mandado de reintegração de posse ou qualquer ordem judicial”.

Ainda segundo o relato, durante a ação os policiais “ameaçaram os moradores e incendiaram barracos”, o que, de acordo com o movimento, teria colocado em risco “a integridade física das famílias, incluindo mulheres, crianças e idosos”. O material divulgado afirma que a terra foi invadida em 2021.

Acampamento do MST registrou ação semelhante em 2023

O episódio não é o primeiro que envolve o acampamento Rosimeire Araújo, segundo registros divulgados pelo próprio MST. Em agosto de 2023, famílias instaladas na mesma área, na Fazenda Várzea da Pedra, também denunciaram uma ação de despejo atribuída à PM.

De acordo com material publicado pelo movimento, cerca de 50 famílias foram alvo de uma operação de despejo “violenta, sem ordem judicial”, ocorrida por volta do meio-dia. O texto afirma que “os trabalhadores rurais foram surpreendidos com a chegada de carros pequenos e diversos policiais, que os expulsaram do local com violência”.

Ainda segundo o relato, durante a ação, os agentes “atearam fogo em suas moradias e plantações”, que incluíam cultivos “essenciais para a garantia da subsistência da população que vivia no acampamento”.

+Leia mais informações sobre Brasil no site do Portal Regional Notícias

A PM da Bahia é subordinada ao governo estadual, cujo chefe é o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O Partido dos Trabalhadores está à frente do Estado desde 2007.

Portal Regional Notícias, com informações da Revista Oeste.

Repórter Allan Emanuel

O Portal Regional Notícias oferece informações confiáveis e verificadas sobre Política, Esportes, Segurança Pública, Entretenimento, Meio Ambiente, Cultura, Feira de Santana, Bahia, Brasil e Mundo, com o compromisso de combater fakenews e informar com responsabilidade. Allan Emanuel é Repórter SEO do Portal Regional Notícias, publicitário, assessor parlamentar, cantor e empresário musical. Com ética e dedicação, ele garante que o portal entregue conteúdo claro, verdadeiro e de qualidade aos leitores.

Deixe o seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade