Oruam está foragido depois de sucessivas violações da tornozeleira eletrônica

Ao todo, rapper violou 66 vezes dispositivo de monitoramento, desde novembro do ano passado

O rapper Oruam | Foto: Reprodução/redes sociais

Depois da decisão da 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro que determinou a prisão do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, nesta terça-feira, 3, o cantor passou a ser considerado foragido. A Polícia Civil informou que foi até a residência do artista, mas ele não foi encontrado e, até o momento, segue sem localização confirmada.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram

Oruam respondia ao processo por tentativa de homicídio qualificado em liberdade mediante monitoramento por tornozeleira eletrônica, autorizado por decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, depois de sucessivas violações ao uso do equipamento, o próprio STJ revogou a liminar, com base em relatórios da Coordenação de Monitoração Eletrônica da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Histórico de violações de Oruam e falhas no monitoramento

Tornozeleiras eletrônicas | Foto: Divulgação/CNJ

Os documentos judiciais mostram que o acusado descumpriu o recolhimento domiciliar noturno em diferentes ocasiões e demonstrou negligência recorrente com o monitoramento eletrônico. Entre outubro e novembro de 2025, o dispositivo permaneceu desligado por longos períodos por 22 vezes.

Relatórios da Seap sugerem que Mauro Davi compareceu à Central de Monitoração Eletrônica em 9 de dezembro de 2025, ocasião em que houve troca do equipamento. A tornozeleira retirada foi para perícia, que constatou dano eletrônico associado a possível impacto elevado.

Em nota, o órgão informou que “o monitorado utiliza tornozeleira eletrônica desde 30 de setembro do ano passado e, desde 1º de novembro, passou a apresentar sucessivas violações, totalizando 66 ocorrências, sendo 21 graves somente em 2026, em sua maioria relacionadas à falta de carregamento da bateria”.

O comunicado acrescentou que as infrações recebidas oficialmente pelo Judiciário, com relatórios mensais encaminhados à 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Depois da troca do aparelho, os problemas persistiram por falta de carregamento, e desde 1º de fevereiro o dispositivo permanece descarregado.

Desdobramentos judiciais e agravamento da situação

Diante das violações, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva do rapper. Inicialmente, o juízo reconheceu o descumprimento das cautelares, mas não decretou a prisão em razão da liminar do STJ ainda vigente à época.

Depois da revogação, a juíza Tula Corrêa de Mello considerou que “as medidas alternativas se mostraram insuficientes”. Ela determinou a retomada da prisão preventiva para “garantir a ordem pública e a efetividade do processo penal”.

+Leia mais informações sobre Brasil no site do Portal Regional Notícias

Mauro Davi dos Santos Nepomuceno é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, atualmente detido em penitenciária federal.

A defesa do rapper argumentou que ele possui “comorbidades infecciosas na região do pulmão” e solicitou prisão domiciliar por motivos humanitários. O pedido teve fundamento em supostos problemas respiratórios e agravamento das condições psíquicas, mas acabou negado pelo STJ, que manteve a prisão preventiva.

Portal Regional Notícias, com informações da Revista Oeste.

Repórter Allan Emanuel

O Portal Regional Notícias oferece informações confiáveis e verificadas sobre Política, Esportes, Segurança Pública, Entretenimento, Meio Ambiente, Cultura, Feira de Santana, Bahia, Brasil e Mundo, com o compromisso de combater fakenews e informar com responsabilidade. Allan Emanuel é Repórter SEO do Portal Regional Notícias, publicitário, assessor parlamentar, cantor e empresário musical. Com ética e dedicação, ele garante que o portal entregue conteúdo claro, verdadeiro e de qualidade aos leitores.

Deixe o seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade