Em entrevista, a militante das causas negras Lourdes Santana, que estava a frente da organização da sessão, fez um desabafo e fala sobre racismo na câmara de vereadores de Feira de Santana.


Faltando apenas 6 dias para o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 21 de novembro, e apenas 7 dias para a sessão solene que até então estava marcada para o próximo dia 21 de novembro, onde além das comemorações do mês da consciência negra, seriam entregues as medalhas Liberdade e Cidadania e Princesa do Sertão à senhora Maria de Lourdes Souza Santana, a presidente da câmara de vereadores Eremita Mota, emitiu uma nota cancelando a sessão solicitada pelo vereador José Carneiro sem nenhuma justificativa plausível, sendo que no dia 18 de novembro (segunda-feira), também ocorrerá uma sessão solene concedendo a medalha princesa do sertão a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana.


📲QUER MAIS NOTÍCIAS?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram

Em entrevista com o Portal Regional Notícias, Lourdes Santana que já fez parte do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas e atualmente é da diretoria do Núcleo Cultural Odungê, declarou que a presidente Eremita Mota além de cancelar a sessão, não respondeu a suas mensagens e ligações para dar uma explicação plausível sobre o cancelamento.

“Tentei ligar e ela não me atendeu, eu acho isso um absurdo, podem comentar porque quem é preta e está sentindo o racismo na pele sou eu, e ela (Eremita Mota), cancelou a sessão do dia da consciência negra, mas a sessão que vai conceder o título da reitora da UEFS irá acontecer na segunda-feira dia 18/11. Estou tendo vários prejuízos em todos os sentidos, desde os convidados, palestrantes, certificados que seriam entregues, o coquetel afro que estava sendo montado, além dos brindes que foram confeccionados. Enfim, essa é Feira de Santana, onde tem uma câmara racista com vereadores e alguns funcionários que são racistas”, pontou Lurdes Santana.

Em uma nota ela expressou sua total indignação. Veja na íntegra:

Prezados(as),

Venho por meio deste comunicado informar a todos que, sem justificativa, a presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota, cancelou a sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra e à entrega das medalhas "Princesa do Sertão" e "Liberdade e Cidadania" à senhora Lourdes Santana. Até o momento, não foram fornecidas informações oficiais sobre a decisão para Lourdes Santana e o Edil José Carneiro.

Além disso, gostaríamos de entender a motivação do cancelamento, especialmente considerando que, no mesmo dia, será realizada uma sessão solene em homenagem a uma mulher branca. Esse ato pode ser interpretado como um exemplo de racismo estrutural.

Atenciosamente,

Lourdes Santana
Núcleo Odunge/CONEN



O Portal Regional Notícias entrou em contato com a Presidente da câmara a vereadora Eremita Mota mas não obteve resposta, esta que foi obtida através da diretora da ASCOM Paula Macêdo que nos informou que a decisão foi ordem da presidência da câmara, onde todas as sessões após o dia 18 de novembro (segunda-feira) estariam canceladas, questionada sobre a sessão da consciência negra ser apenas 3 dias depois ela nos respondeu que segue ordens, e que ela tinha que seguir.

+Leia mais informações sobre Feira de Santana no site do Portal Regional Notícias

Portal Regional Notícias, com informações do repórter Allan Emanuel