Nem bem as eleições municipais terminaram e os prefeitos e vereadores tomaram posse que os bastidores da política em Feira de Santana estão agitadíssimos, o tema: Eleições 2026!

Foto: Montagem Portal Regional Notícias

Quem entende um pouco de política na cidade princesa do sertão, já deu pra perceber que as lideranças políticas da cidade, tanto vereadores e prefeitos, quanto deputados estaduais e federais, se movem sempre com parcerias e articulações políticas para dessa forma fortalecerem seus grupos e claro, emplacarem sempre nas eleições seus possíveis candidatos. É um jogo onde a moeda de troca, que neste caso são os compromissos e palavra ditas, nem sempre tem o resultado que deveria se ter, a gratidão e o cumprimento de promessas.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram

 Nesse jogo de cadeiras, a bola da vez são os amigos de longas datas Pablo Roberto, atual vice-prefeito de Feira de Santana e o vereador Pedro Américo, 1º vice-presidente da casa da cidadania, também conhecida Câmara de Vereadores.

Montagem de Pablo Roberto e Pedro Américo: Site pedroamerico.com.br

Essa parceria de longas datas, desde quando Pedro Américo, que nem sonhava ser eleito vereador, e que ainda fazia parte do grupo do atual deputado federal Zé Neto, após uma briga de Pedro com Zé Neto, caiu nas graças de Pablo Roberto e de seu grupo político, que desde cedo é muito forte na cidade. Na época, Pablo ainda era vereador, mas já tinha planos sólidos para Pedro Américo, que fora da política, tem um extenso currículo profissional.

Em meados de 2014/ 2015 (salvo engano), já no grupo Pablo Roberto, Pedro Américo foi instituído como chefe na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Melo Matos, e de lá para cá, diversas indicações e nomeações, intervindas por Pablo Roberto aconteceram. Em 2016, Pablo se reelege como vereador e lançou Pedro Américo como liderança da SEPREV, logo depois chefe de gabinete da SEDESO e por fim, em 2020, lançado com indicação a seu grupo por Pablo, Pedro Américo se elege, como vereador em Feira de Santana.

 Um voo muito perto do sol

Como vereador, Pedro Américo não esquentou muito a cadeira da câmara de vereadores, porque com praticamente 1 ano e alguns meses como vereador, foi convidado pelo prefeito na época Colbert Martins, para ser Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, cargo que assumiu por 1 ano e seis meses e em novembro de 2023 pediu exoneração do cargo. Neste período, após meses de muitas desavenças políticas, Pedro Américo parecia enfraquecido politicamente, entrou em 2024 praticamente abandonado por muitos de seus eleitores, e concorreu a uma reeleição como vereador desacreditado por muitos.

 Reeleição e possíveis desavenças com padrinho político

 Toda esta linha do tempo, toda esta retrospectiva que o Portal Regional Notícias fez, foi justamente para este momento da matéria. Como dissemos no início, a dança das cadeiras ocorre e muita das vezes o que se espera de parcerias de longas datas é uma retribuição, afinal na política, uma mão lava a outra! 

Pois bem, nem a cadeira de vice-prefeito esquentou, que os olhos do ex-deputado estadual Pablo Roberto já estão fixados nas eleições de 2026, onde são eleitos presidente, senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores, e o projeto do atual vice-prefeito está na candidatura para deputado federal, e claro, todas as estratégias que Pablo puder tentar para se eleger, ele tentará, só que Pablo não esperava que a sua carta escondida na manga, iria pagar com uma possível traição, a ele quem sempre estendeu a mão.

 

Conversando com algumas lideranças do grupo de Pablo Roberto e até então Pedro Américo fazia parte, descobrimos que o atual vereador e 1º vice presidente da câmara Pedro Américo já tem planos para 2026, e nestes planos, apoiar Pablo Roberto não faz parte, pois Pedro, nos bastidores,  já até declarou voto não em Pablo Roberto, mas em Otto Alencar Filho do PSD, que foi o deputado federal mais votado pela Bahia, e na última eleição para federal, ele recebeu 200.909 votos. Esta declaração não foi ouvida da boca do vereador Pedro Américo, mas será este burburinho verdade? Já diz o ditado que onde tem fumaça, tem fogo! 

+Leia mais informações sobre Politica no site do Portal Regional Notícias

Se confirmado, foi taição? Ingratidão? As cenas dos próximos capítulos ainda serão escritas, e como na política, quase nada fica escondido, estaremos ligados esperando o desenrolar desta história. Qual a sua opinião?´

Portal Regional Notícias, com informações do repórter Allan Emanuel