Presidentes discutem questões comerciais e preveem nova rodada de negociações em Washington

Trump falou rapidamente sobre Lula enquanto embarcava no Air Force One, o avião presidencial norte-americano | Foto: Reprodução/Twitter/X

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 27, que a reunião com Lula da Silva foi “muito boa”. Do mesmo modo, ele disse que elogiou o presidente brasileiro e principalmente o parabenizou pelos 80 anos. O petista fez aniversário no mesmo dia. Apesar do tom amistoso, Trump negou sobretudo haver um acordo comercial imediato entre os dois países.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


O encontro entre os presidentes ocorreu no domingo, 26, em Kuala Lumpur, na Malásia. O evento marcou o início formal das negociações para reduzir as tarifas de 50% que os Estados Unidos impuseram a produtos brasileiros. Em entrevista, Trump referiu-se a Lula como alguém “muito vigoroso e impressionante”. Disse principalmente ver boas perspectivas para o diálogo econômico. No entanto, adotou cautela quanto a resultados de curto prazo.

Lula sobre Trump: “Se depender de mim e dele, vai ter acordo”

As tratativas técnicas começaram já nesta segunda-feira, com representantes dos dois governos. Segundo informações da TV Globo, uma comitiva brasileira de alto escalão — composta pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad — viajará a Washington na próxima semana para aprofundar as negociações.

+Leia mais informações sobre Mundo no site do Portal Regional Notícias

Lula, por sua vez, demonstrou otimismo. O presidente afirmou acreditar que um acordo entre Brasil e Estados Unidos poderá alcançar um bom desfecho nas próximas semanas. “Acho que vamos fazer um bom acordo”. Ele acrescentou que pretende manter contato direto com Trump durante o processo. “Se depender de mim e dele, vai ter acordo”.

Portal Regional Notícias, com informações do site Revista Oeste.