Pesquisa também mostra que ACM Neto lidera corrida eleitoral no Estado em 2026

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia | Foto: Governo do Estado da Bahia/Divulgação

Levantamento do instituto Real Time Big Data mostra que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) aparece na frente em um dos principais cenários para o governo da Bahia. Divulgada nesta quarta-feira, 26, a pesquisa revela alto índice de rejeição à gestão de Jerônimo Rodrigues (PT).

A pesquisa ouviu 1,2 mil eleitores entre os dias 24 e 25 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, com índice de confiança de 95%.

📲QUER MAIS NOTÍCIAS DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO?
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp
Clique aqui e entre em nosso grupo no Telegram


No cenário mais direto, ACM lidera, com 44% das intenções de voto, contra 35% de Jerônimo. José Carlos Aleluia (Novo) marca 3%, e Kleber Rosa (Psol), 2%. Outros 10% disseram votar em branco ou nulo, enquanto 6% não souberam responder.

Em outra simulação, Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, aparece com 43%, acompanhado de perto por ACM, com 42% — um empate técnico. Aleluia repete os 3% e Rosa registra 1%. Neste quadro, 8% pretendem anular o voto, e 3% não responderam.


No terceiro cenário, Jerônimo e Bruno Reis (União Brasil), atual prefeito de Salvador, também empatam tecnicamente: 39% e 38%, respectivamente. Aleluia sobe para 4%, Rosa mantém os 2%, 10% dizem votar em branco ou nulo, e 7% não responderam.

A quarta simulação mostra Rui Costa na liderança, com 46% contra 36% de Bruno Reis. Aleluia aparece com 3%, e Rosa com 1%. Votos brancos ou nulos somam 9%, enquanto 5% não souberam ou preferiram não responder.

Rejeição a Jerônimo cresce, e eleitores veem Bahia em pior situação

A disputa acontece em meio à queda de popularidade do atual governador. Jerônimo Rodrigues tem 50% de desaprovação entre os eleitores baianos. A aprovação chega a 48%, configurando empate técnico. Apenas 2% não opinaram.

A percepção negativa também se reflete na comparação com outros Estados. Para 41% dos entrevistados, a Bahia está em situação pior do que o restante do país. Outros 19% acreditam que o Estado está melhor, e 37% enxergam condições semelhantes. Só 3% não souberam responder.

+Leia mais informações sobre Bahia no site do Portal Regional Notícias

Ao analisar os últimos três governadores do Estado, a maioria dos entrevistados indicou Rui Costa como o melhor nome: 58% o escolheram. Jacques Wagner (PT) ficou com 24% e Jerônimo, atual ocupante do cargo, com apenas 11%. Outros 7% não responderam.

Portal Regional Notícias, com informações da Revista Oeste.